Ministério da Saúde passa a recomendar mamografias a partir dos 40 anos
23/09/2025
(Foto: Reprodução) Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
O Ministério da Saúde passou a recomendar as mamografias a partir dos 40 anos.
O SUS só indicava a mamografia a cada dois anos para pacientes de 50 a 69 anos. A partir de agora, mulheres de 40 a 49 anos terão acesso à mamografia. A recomendação é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
Nos casos de exames de rotina, a faixa foi ampliada de 50 a 74 anos, com mamografia a cada dois anos. Quem tiver mais de 74 anos decide se faz o exame, levando em conta alguma comorbidade.
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil. O número de casos da doença deve passar de 73 mil no período de 2023 até o fim de 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A incidência em pacientes cada vez mais jovens motivou o Ministério da Saúde a facilitar o diagnóstico precoce - era uma recomendação antiga da Sociedade Brasileira de Mastologia.
“Os pacientes jovens, entre os 40 e 50 anos de idade tem uma incidência de câncer em torno de 40%. Isso vem nos ajudar muito, porque você consegue fazer diagnóstico precoce com essas pacientes jovens e dar sobrevida e dar cura. Com isso, você diminui a mortalidade por câncer de mama”, afirma Tufi Hassan, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Ministério da Saúde passa a recomendar mamografias a partir dos 40 anos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
Mamografia sem dor: pesquisadores brasileiros criam aparelho mais barato e menos invasivo para rastrear câncer